Prudentópolis
CAPITAL DA ORAÇÃO: TERRA DAS CACHOEIRAS GIGANTES
Situada na região centro-sul do Estado, colonizada por imigrantes ucranianos, Prudentópolis é abençoada pela natureza. Berço do Rio Ivaí, a cidade de 50 mil habitantes possui vários canyons e quedas d'água, e o privilégio de abrigar as maiores cachoeiras do Sul do Brasil, como o Salto São Francisco, com 196 metros de altura!
Além das cachoeiras gigantes, a cidade, que é a maior produtora de feijão preto do Brasil, tem ruas calmas e locais aconchegantes. As dezenas de igrejas católicas de ritos latino e bizantino ucraniano com suas belas arquiteturas encantam os turistas que as visitam.
O QUE FAZER
TRILHAS E CACHOEIRAS
Localizadas em propriedades públicas e algumas particulares, as cachoeiras são o principal atrativo de Prudentópolis, além das trilhas e da vegetação que deslumbram os visitantes.
TURISMO RELIGIOSO
Conhecida como a Capital da Oração, Prudentópolis tem mais de 100 igrejas, destacando-se o Santuário Nossa Senhora das Graças e as igrejas do rito bizantino ucraniano, com as celebrações realizadas na língua ucraniana.
ACONCHEGO LOCAL
Com ruas tranquilas e povo hospitaleiro, as casas no interior do município chamam atenção pelos detalhes de suas construções e seus jardins. A avenida principal da cidade possui três praças para visitação.
TURISMO DE AVENTURA
É possível praticar rapel, tirolesa e outras atividades em áreas de preservação na região.
DICAS
FESTA DO FEIJÃO PRETO
Capital do Feijão Preto, Prudentópolis realiza, sempre no mês de agosto, o evento
tradicional da cidade, que é conhecido por produzir a maior feijoada de feijão preto, feita na maior panela do mundo, registrada no Guinness Book, o livro dos recordes.
PÁSCOA UCRANIANA
Tradicional evento de cunho religioso e cultural, no qual além de celebrações características, destaca-se o Bazar de Páscoa com produtos típicos e artesanato, bênção de alimentos, a vigília ao Santo Sudário e apresentação cultural do Grupo dos Cossacos.
LUGARES MAIS VISITADOS
Igreja São Josafat
Monumento Natural São João
Museu do Milênio
PASSEIOS
Igreja de São Josafat
Construída entre 1925 e 1928, em estilo bizantino, e tombada pelo patrimônio histórico do Paraná, a igreja possui cinco abóbodas, quatro delas representam os braços da cruz. No interior do templo é possível apreciar a decoração artística, tendo como destaque o iconostase, uma coletânea de ícones que representam a história da salvação.
Monumento Natural Salto São João
Entre uma das mais lindas quedas d'água do Sul do país, o Salto São João, com 86 metros, impressiona pelo cenário e pela exuberância de sua paisagem. O salto pode ser contemplado por dois mirantes: o 1º mirante possui total acessibilidade e o 2º possibilita uma bela caminhada em uma trilha aberta e sinalizada, com a vista para a cabeceira do Salto. O local possui estacionamentos, centro de visitantes com anfiteatro, banheiros e loja de artesanato. O caminho para chegar até o local também vale como um belo passeio. É possível apreciar belas paisagens de campos e pinheirais, além de algumas típicas casas que marcam a colonização da região.
Museu do Milênio
Com rico acervo histórico, cultural e religioso material e imaterial, o local permite compreender a cultura e as tradições dos imigrantes ucranianos e seus descendentes, sendo o principal ponto de visitação e pesquisa em relação à imigração de Prudentópolis.
COMO CHEGAR
A cidade é cortada pela BR-277 e BR-373. A distância de Curitiba até Prudentópolis é de 207 km, de Foz do Iguaçu são 450 km.
ONDE FICAR
Mesmo não sendo uma metrópole, Prudentópolis tem hotéis e pousadas prontas para hospedar os turistas.
GASTRONOMIA
A influência da imigração ucraniana é destaque na culinária de Prudentópolis. A cracóvia, produto típico da cidade, é um embutido de carne de porco nobre e defumada, que lembra muito uma linguiça, conhecida nacionalmente.
Além da cracóvia, há também o brosch, uma tradicional sopa de repolho e beterraba; o varéneke, um pastel cozido com recheios diversos; o holubtsi, charuto de repolho recheado com trigo mourisco, quirerinha ou arroz; e o kutiá, um prato doce à base de sementes de trigo cozido com especiarias, acompanhado de cerveja caseira, com fermentação à base de lúpulo.