Arapoti
AQUI, A HOLANDA SE REVELA EM MEIO À BELA NATUREZA
Localizada entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro, Arapoti é cheia de atrativos. O município de 30 mil habitantes, que nasceu de um ponto de parada de tropeiros, cresceu, se desenvolveu e hoje é um conhecido destino turístico do Paraná.
De natureza rica e bela, a cidade atrai visitantes com paisagens formadas por cachoeiras e cânions, como o do Cerrado. No aspecto cultural, a herança da imigração holandesa se revela um atributo à parte. Os detalhes da arquitetura, dos costumes e da história daquele povo europeu chamam a atenção dos turistas, que visitam museus e construções antigas.
De economia próspera, o município é referência nos setores leiteiro, papeleiro e agrícola, se destacando também no turismo de negócios. Fatores como o título de Terra da Água, do Mel e do Leite, um calendário de eventos agitado e o clima ideal, nem tão quente como o Norte Pioneiro e nem tão frio quanto o Sul, só reforçam os motivos para desembarcar por aqui.
O QUE FAZER
TURISMO DE AVENTURADo Cânion do Cerrado às cachoeiras, Arapoti é um ótimo destino para os amantes do turismo de aventura. |
|
ECOTURISMORica em fauna e flora e agraciada com muitas belezas naturais, a região também é muito procurada para ecoturismo, com destaque para as rotas do Rosário e dos Tropeiros. |
|
TURISMO DE NEGÓCIOSUma bacia leiteira de alta genética, a criação eficiente de suínos e a liderança latino-americana na indústria de papéis para publicação movimentam o turismo de negócios e atraem visitantes à cidade durante o ano inteiro. |
|
DICAS
PRESTIGIE OS EVENTOS DA CIDADE
Arapoti é cheia de festas e eventos, como a Festa do Padroeiro (São João Batista), a Expoleite, o Encontro de Trilheiros, a Festa de Peão, o Circuito de Caminhada Bora Caminhar e a Comemoração da Imigração Holandesa.
CONHEÇA AS TRILHAS
Quem visita Arapoti precisa conhecer as três trilhas mais famosas do município: a Trilha da Colonização passa por museus, igrejas e pontos de gastronomia; a Trilha do Monge João Maria inclui igrejas históricas, pontos sagrados em meio à natureza e almoço rural; já a Trilha do Mel percorre os caminhos da produção de mel.
APROVEITE AS CACHOEIRAS
Em dias de eventos, as cachoeiras do município ficam abertas a visitação. Aproveite.
CONTEMPLE AS CONSTRUÇÕES ANTIGAS
Passear pela cidade é uma ótima oportunidade para conhecer os diferentes estilos arquitetônicos utilizados pelos imigrantes na construção de residências. Não deixe de apreciar a beleza da Casa de Pedra, Casa dos Espanhóis, Casa dos Poloneses e Casa dos Harmanos.
LUGARES MAIS VISITADOS
Cachoeiras
Igrejas
PASSEIOS
Ruínas da Casa Grande
O conjunto arquitetônico da Fazenda Boa Vista guarda ruínas de mais de 150 anos, época em que foi sede de uma das maiores e mais famosas fazendas de escravos da região. Além de resquícios da casa-grande e da igreja, o local abriga um dos poucos cemitérios de escravos remanescentes no estado e é referência para a comunidade quilombola do município.
Museu do Trator
O Museu do Trator é uma exposição permanente dos tratores utilizados pelos holandeses desde que chegaram a Arapoti. O acervo conta com mais de 50 peças.
COMO CHEGAR
Exclusivamente rodoviário, o acesso ao município se dá pelas rodovias PR-092 e PR-239. O aeroporto mais próximo é o de Ponta Grossa, a 150 km.
Arapoti fica a 252 km de Curitiba.
ONDE FICAR
A cidade dispõe de cinco hotéis de diferentes padrões e tarifas de preço.
GASTRONOMIA
O prato típico do município é o lombo de festa. Genuinamente arapotiense, a receita leva produtos característicos da economia local, como lombo suíno e proteína de soja, e é muito consumida nas festas de fim de ano.
Restaurantes, pizzarias e bares servem todos os dias opções gastronômicas variadas.