Colombo
BELO PEDAÇO DA
ITÁLIA NO PARANÁ
Maior Colônia italiana do Estado, Colombo tem a agricultura como motor econômico, que é justamente o legado dos italianos e a riqueza natural os maiores atrativos turísticos do município. Quem visita a cidade de 235 mil habitantes, que fica na Região Metropolitana, viaja no tempo e volta ao fim do século XIX, quando imigrantes partiram do Norte da Itália rumo ao Paraná. Museus e construções centenárias retratam essa trajetória por meio de objetos, imagens e traços arquitetônicos que traduzem a cultura e o modo de vida do pioneiro europeu.
Lugar de natureza generosa, Colombo também proporciona passeios por belas paisagens naturais. Grutas, vinículas e lagos, que estão entre os roteiros preferidos pelos visitantes. Mas não precisa ficar só na contemplação. Uma iniciativa de turismo pedagógico possibilita experimentar na prática o dia-dia das propriedades rurais. Depois do trabalho na terra, vem a recompensa: cafés coloniais, pratos típicos e delícias feitas à base de frutas, legumes e verduras, lembrando, da melhor forma, que a Itália também é terra de comida boa.
O QUE FAZER
CULTURA LOCAL
Lugar onde a colonização italiana é forte, Colombo tem muita história pra contar. Cada capítulo dessa narrativa está representado em espaços de arte, cultura e memória, como a Casa da Cultura, a Casa da Memória da Venerável Irmã Farani, os memoriais Ítalo-Polonês e do Imigrante Italiano, e o Museu Municipal.
CURTIR A NATUREZA
Conhecer belas formações geológicas dentro de uma caverna, pescar e se divertir nos pesque-pagues, provar saborosos vinhos na bela paisagem de uma vinícula, ou ainda fazer um passeio pelas propriedades rurais do município. São muitas as opções para quem quer curtir a natureza e conhecer as belezas locais.
VIVER MOMENTOS DE FÉ
De maioria católica, os imigrantes italianos deixaram um legado de fé no município. Essa religiosidade manifesta-se em belas obras arquitetônicas, como Igreja São Pedro – Nossa Senhora do Caravágio e a Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que é uma réplica de uma igreja do Norte italiano. Esculpido pela natureza, o Morro da Cruz é palco de celebrações religiosas a 1200 metros de altitude.
DICAS
TURISMO PEDAGÓGICO
O Turismo Pedagógico em Colombo permite conhecer mais sobre o Circuito Italiano de Turismo Rural por meio da interação com o meio ambiente e com os traços das culturas rural e italiana. Os passeios oferecem visitas à comunidade tradicional, trilhas e o ecoturismo no Parque Municipal da Uva ou nas Grutas do Bacaetava. Uma visita ao Morro da Cruz mostra os aspectos geográficos do município.
PESQUE-PAGUES
Numerosos na cidade, os pesque-pagues oferecem mais que peixes. Na maioria deles tem espaço para a prática de esportes, como quadra de futebol e bocha, e espaço para eventos. Em alguns casos, também tem comercialização de verduras orgânicas e parque aquático com toboágua.
VINÍCULAS
Na cidade da Festa da Uva, a produção de vinho é expressiva. Vinículas produzem e comercializam diferentes tipos da bebida, além de sucos, geleias e outros produtos que têm a uva como matéria-prima. Visitas guiadas pelas propriedades e pratos das culinárias italiana e francesa conferem mais charme e requinte ao passeio.
LUGARES MAIS VISITADOS
Parque Municipal da Uva
Parque Municipal Gruta Bacaetava
Museu Municipal Cristóforo Colombo
PASSEIOS
Parque Municipal da Uva
Conhecido por ser palco da Festa da Uva, o Parque Municipal da Uva é uma ótima opção de lazer. O espaço oferece trilha, local para caminhada, tanque para pesca e playground. Lanchonete e churrasqueiras garantem deliciosas refeições. E para o conforto dos visitantes, tem banheiro, estacionamento e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Parque Municipal Gruta Bacaetava
Patrimônio espeleológico mais próximo de Curitiba, o Parque Municipal Gruta Bacaetava é um local de fácil acesso, onde é possível visitar uma caverna de 200 metros de extensão. No interior dela, estão diferentes espeleotemas, como estalactites, estalagmites e travertinos.
Memorial do Imigrante Italiano
Representação da imigração italiana em Colombo, a Casa Eugênio Mottin é um lugar de memórias. Na construção de 1922, localizada no Parque Municipal da Uva, os visitantes encontram detalhes e objetos que retratam o cotidiano dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao município.
Museu Municipal Cristóforo Colombo
Conhecido como o museu do colombense, o Museu Municipal Cristóforo Colombo (nome de Cristóvão Colombo em italiano) guarda o acervo da cidade, desde os tempos indígenas até hoje. A construção é uma réplica da Societá Italiana di Mutuo Soccorso Cristóforo Colombo, onde eram realizadas aulas em italiano e consultas médicas. O local também servia como ponto de encontro dos primeiros imigrantes italianos.
Igreja São Pedro – Nossa Senhora do Caravágio
Centenária, a Igreja São Pedro mantém a mesma arquitetura desde 1931. O templo recebe a maior procissão religiosa do município em homenagem à Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira dos imigrantes italianos. Realizado sempre em 26 de maio, o evento reúne cerca de 7 mil fiéis.
Morro da Cruz
Ponto mais alto de Colombo, com 1200 metros de altitude, o Morro da Cruz proporciona uma belíssima visão da cidade. Em 31 de dezembro de 1900, celebrou-se, no local, uma missão em agradecimento ao início do século XX. Uma celebração comemorativa é realizada todo ano, na mesma data.
COMO CHEGAR
As principais vias de acesso a Colombo são as rodovias BR-116, BR-476 e PR-417, a Rodovia da Uva, que liga o município à Capital. A distância até Curitiba é de 17,3 km. Até o Aeroporto Internacional Afonso Pena, são 34 km.
ONDE FICAR
Quem visita Colombo tem diferentes opções de hotéis e pousadas para se hospedar. Uma alternativa diferenciada é uma ecopousada. O lugar foi construído com técnicas de bioconstrução, com total respeito ao meio ambiente, e oferece comida vegetariana.
GASTRONOMIA
A exemplo da culinária italiana, que é farta e saborosa, a gastronomia de Colombo tem opções variadas e muita qualidade. Restaurantes italianos, rurais e tradicionais, além de churrascarias e de irresistíveis cafés coloniais, estão entre os estabelecimentos mais procurados da cidade.